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sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa Robert Half International com 1.400 diretores de empresas e mais de 100 funcionários, 54% das empresas proíbe o uso de redes sociais como Orkut, Twitter e Facebook no horário do expediente. Já cerca de 20% permitem que seus funcionários acessem os sites para fins de trabalho e 16% permitem o uso pessoal. Porém esse cenário vem mudando com o tempo.

Redes Sociais são redes de comunicação. E segundo Fritjof Capra, as Redes “envolvem a linguagem simbólica, os limites culturais e as relações de poder". Elas são capazes de expressar idéias inovadoras, pensamentos e atitudes. Na prática, são formas de relacionamentos afetivos, de amizade ou profissionais entre as pessoas com interesses, idéias ou objetivos em comum.

Pode-se dizer que uma pessoa possui muitas Redes Sociais no dia-a-dia: sua família, seus colegas de trabalho, os amigos da faculdade e, até os amigos do futebol no fim de semana. Todos envolvidos em interesses mútuos. Assim, grupos como estes são compostos por indivíduos que possuem identidades parecidas chamadas de Redes Sociais Primárias.

Também é possível estabelecer uma Rede Social Secundária formada por profissionais e/ou por organizações para fornecer orientação e informação entre si. Ou também uma Rede Social Intermediária, formada por pessoas com a função de prevenção e apoio. Um exemplo pode vir do setor da saúde ou da própria comunidade.

Essas duas ultimas Redes são formadas pelo coletivo e podem obter um grande poder de mobilização para que os objetivos sejam atingidos.

Entretanto, hoje em dia as Redes Sociais estão inseridas, principalmente no ambiente digital.
Quando se fala em Redes Sociais na Internet as pessoas logo imaginam o Orkut como sendo o melhor representante desse conceito. Basicamente a Internet só ofereceu as ferramentas técnicas para a manutenção das Redes Sociais (blogs, fóruns, fotologs, Orkut, MySpace, Facebook, Twitter, entre outros).

Esses sistemas funcionam por meio da interação social, conectando as pessoas que levam diversos fatores para se conectarem, proporcionando a comunicação entre elas, dispensando o contato físico, que não é mais pré-requisito, apenas um complemento do contato social.

Um exemplo são as comunidades virtuais, que são um grupo de pessoas que estabeleceram relações entre si através da comunicação, mediada por computador e associada a um assunto que têm interesse no ciberespaço. Geralmente a quantidade de interação nessas comunidades – principalmente do Orkut – não é proporcional ao tamanho e quantidade de membros.

Espaço para diversas redes é o que não falta. Mas uma Rede se quiser ter muitos usuários têm que deixar claro qual o ganho do usuário, pois ele investirá tempo tanto na criação do seu perfil como na busca por pessoas e convite aos amigos.

Há Redes voltadas para a carreira, para encontrar um par romântico e para o entretenimento, música (Lastfm), vídeos (YouTube) filmes (Moviemobz), livros (aNobii) e outros produtos culturais. Sem falar de todos os serviços do Google.

Mas também, um usuário qualquer pode criar sua própria Rede Social, utilizando uma plataforma chamada “Ning”. A prova de que não é preciso milhões para criar sua própria Rede, só é necessária uma fórmula que una as pessoas, afinal as Redes Sociais não são todas iguais.

Um usuário pode utilizar sites diferentes para Redes Sociais diferentes e também produzir informações diferentes para divulgar em cada um desses espaços: ter uma rede profissional no Linkedin, uma rede de amigos no Facebook e uma rede de conhecidos no Orkut.

O fato é que é preciso pensar como as pessoas lidam com cada Rede Social que possui. Para a jornalista Raquel Recuero: “O fato da Internet permitir que os laços sociais sejam mantidos de forma independente da conversação e da interação, ou seja, conectando as pessoas e mantendo-as conectadas é um dos mais importantes fatores de impacto do que chamamos ‘Rede social na Internet’".

Outra forma de aproveitamento das Redes existe no Facebook. Anunciantes usam um espaço na página como forma de sugestão de compras como gostos cinematográficos e literários. Essa sugestão baseia-se nas preferências do usuário e aparecem em seu perfil. É uma fórmula que ainda está sendo aprimorada.

As plataformas continuam a crescer e a idéia de “Mundo Pequeno” está cada vez mais presente na Internet. As pessoas mais conectadas recebem mais convites para novas Redes Sociais. Além de, ainda despertarem a curiosidade e o interesse de agências e investidores, pois as Redes Sociais estão ficando especializadas em várias ferramentas a cada dia que passa, construindo valores a cada uma delas. Por isso existem Redes utilizadas para conversação, para construir reputação, para difundir informação, etc.

Portanto o indivíduo precisa participar, publicar suas matérias, seus textos, suas idéias e opiniões. O indivíduo precisa debater, encontrar seu mundo, distribuir conteúdo e trocar informações. Afinal, as redes nunca estão paradas no tempo e nem no espaço, elas estão sempre em transformação.

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