Energia Verde

quinta-feira, 9 de abril de 2009

A salvação para as nossas cabeças

Talvez muita gente ache que não, mas ser ecologicamente correto está na moda. Em pleno século XXI o Aquecimento Global é a nova premonição para o fim do mundo, e com profecias catastróficas a indústria cultural investe nisso, pois nunca foram feitos tantos filmes com o tema “Meio Ambiente”. É fato que o planeta está a caminho de grandes desastres, de grandes perdas. E a luz que surge ao fim do túnel é a chamada Energia Alternativa ou Energia Renovável, que prometem ser a nova economia e a salvação para a crise atual.

Segundo uma reportagem feita na revista “Super Interessante” no mês de dezembro do ano passado, “o dinheiro investido em fontes sustentáveis subiu de US$ 33 bilhões em 2004 para US$ 148 bilhões até o final do ano de 2007. Um salto de 450%”. Para o Alemão Achim Steiner, chefe do Programa da ONU para o ambiente, “A mensagem desses números é clara, a energia verde já é um investimento de primeira linha, e continua acelerando”.

A meta para a população do planeta em 2050 é segurar o aumento da temperatura mundial em apenas 2°C, mas o que é previsto hoje, são assustadores 7°C. O que significa alterações climáticas, ambientais entre outras alterações na fauna e na flora dos países. Além do planeta sentir muito calor há a necessidade de cortar as emissões de carbono pela metade e encontrar alternativas para substituir o uso do petróleo e do carvão. E essas alternativas precisam surgir já.

Para se ter uma noção, até aquele churrasquinho aos finais de semana, regado a um saco de carvão, pode contribuir para o aquecimento, pois o carvão é o combustível mais poluente que existe e que libera o CO2 na atmosfera.

Um dos principais motivos para se comemorar essa indústria de Energia Verde, é a salvação da economia que precisa mudar de ciclo. Após a era da tecnologia que gerou milhões de empregos só nos EUA e do Boom da Internet, o dinheiro pulou para a especulação imobiliária. Esta por sua vez gerou o maior crescimento econômico da história, mas que agora entrou em crise. O capitalismo precisa de uma fonte nova e aí o mercado que cresce é também a chave para a sobrevivência do planeta.

Para 2009 as soluções propostas pela tecnologia limpa vão desde painéis solares, carros elétricos, etanol de celulose, etc. Hoje, os governantes mais poderosos investem todas as fichas nessa nova energia. Têm a idéia de gastar bilhões para ajudar as empresas a desenvolverem essa nova tecnologia. A palavra aqui é salvação, tanto da economia quanto do planeta. “E o lucro é a motivação mais eficiente que existe” alega Achim.


Se os governos tomarem essas iniciativas e tudo correr bem, não há a
necessidade de esperar por alienígenas que salvem a pele dos terráqueos. Nem mesmo nos preocupar que a terra seja tomada por marcianos ou máquinas super inteligentes. E aí, nos próximos séculos os historiadores e professores nas escolas dirão: “Depois da Crise em 2008, que quase provocou uma Grande Depressão pela segunda vez no mundo, as energias limpas começaram a vir a tona e salvar o planeta. E por isso que vocês estão aqui hoje crianças”.

0 comentários:

(+) Últimos intelectuais